Pages

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Escolha Profissional

Por que ter uma formação superior? Muitos pensam que não é válido, outros, porém tem certeza que é essencial para a vida. Podemos dizer que atualmente alguém que não tem estudo é alguém “parado” no tempo.
Várias pessoas vão se identificando com áreas profissionais diferentes. Minha escolha é Medicina, um dos cursos mais concorridos, área que mais está crescendo hoje no mundo.
Mas afinal, por que Medicina? Pelo simples fato de gostar, querer, além disto, tornar uma profissional capaz de entender praticamente tudo sobre a saúde, sobre a relação do meio ambiente com os seres humanos. Investindo tanto em doenças quanto na prevenção das mesmas, cuidando da qualidade de vida da população, em um estado de bem estar, desde a infância até a maturidade.
Primeiramente o curso de Medicina é composto pela parte teórica da carreira de médico, para exercer na prática e ter um bom conhecimento do corpo humano e de como ele funciona, destacando-se a anatomia. Após vem a epidemiologia, aprendendo como as doenças manifestam-se, buscando a melhor maneira de combatê-las, preveni-las e curá-las. E como parte final há a atuação dentro de hospitais fazendo plantões sendo supervisionado por médicos formados, ajudando nos atendimentos diários dos pacientes e realizando diversas tarefas de manutenção do hospital. Passando por todos os processos para se ter uma boa visão global do que é ser médico e também para entender melhor cada área e poder escolher uma especialização posterior, seguido pela residência médica.
Uma profissão onde não pode haver erros, por isso a longa duração do curso. Tudo deve ser feito com total precaução, pois se trata da saúde e da vida de pessoas que procuram médicos capazes de curar doenças e melhorar seus problemas.
Curso para quem gosta de estudar, estar disposto a ter um programa de vida situado inteiramente aos estudos, sendo fundamental também estar atualizado, pois as coisas mudam muito depressa.
Pretendo passar no vestibular da UFSC, por condições financeiras e por ser uma instituição de grande privilégio que zela pela excelência nas áreas em que atua. Sei muito bem o quanto é difícil, várias pessoas tentam, tentam e demoram até passar no vestibular, mas vou dar o máximo de mim, estudar e fazer por merecer. Entrar na universidade com um objetivo conquistado e não deixar-me desanimar por ser um curso em período integral, chegar até o final e ver que tudo valeu à pena, finalmente estar formada em Medicina para então exercer minha profissão.
Então, certamente, a resposta esteja naqueles que “comem” os livros e cadernos, estudam e ainda trabalham muitas vezes, aqueles que ficam nervosos para o vestibular, passam noites em claro e se dedicam o máximo.
Por isso é algo tão sonhado por todos, pois a maioria quer exercer a profissão a qual escolheu, ser bem remunerado e reconhecido profissionalmente.

0 comentários:

Postar um comentário