Pages

quinta-feira, 11 de março de 2010

Viver em paz

Desde 1948 com a proclamação universal dos direitos humanos se busca a paz, o respeito e a fraternidade entre os povos. Porém até então o ódio entre as religiões, a discriminação e as desigualdades tem um índice cada vez maior. Mas o que realmente está acontecendo com o mundo?
É preciso inicialmente observar que todos tem a liberdade de pensamento e podendo manifestar-se de acordo com o que pensam. Ninguém é mais que ninguém, somos todos iguais, cidadãos, com os mesmos direitos e deveres.
Não podemos esquecer que mesmo sendo iguais tem alguns que se acham superiores, pensando que podem humilhar os outros, começando guerras e desentendimentos, esquecendo do respeito que é essencial para a tão buscada paz.
O mundo é muito grande, onde há várias culturas religiões e crenças. Desde o início os brancos impuseram aos índios suas culturas e sucessivamente com os navios negreiros mais outras, e assim essa mistura contribuiu e ainda contribui para a diversidade cultural que faz todos nós termos nossa identidade.
Portanto, devemos respeitar o próximo, cada identidade cultural, somos todos iguais apesar das aparentes diferenças. Se podemos aprender a odiar podemos ser ensinados a amar, vamos prevenir e combater a intolerância religiosa, cada um fazendo a sua parte fazemos uma grande diferença, contribuindo cada vez mais para um mundo melhor repleto de paz e respeito.

WEBER, Paola Cristina
HAUSMANN, Rubiane
SCHAFER, Tamiris
Direitos humanos e diversidade cultural. Aulas de Filosofia, 2010.

Professora: Joelma Kersbaumer Pereira
3º ano E.M.

0 comentários:

Postar um comentário